A classificação foi aprovada pelo Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO.
A canção tradicional de Cabo Verde tinha recebido, o mês passado, o aval da Comissão de Peritos que analisou a Candidatura apresentada pelo Governo da antiga colónia portuguesa.
Os delegados de uma vintena de países nada tiveram a opor, a questionar ou a acrescentar ao parecer do referido grupo de especialistas, pelo que a “decisão foi adoptada” a título oficial.
Assim, a Morna passa a estar inscrita na lista das expressões de relevo cultural de interesse global.
A decisão é acompanhada de uma recomendação para que o Governo de Cabo Verde preste atenção à conservação e inventariação deste género musical, de forma a protegê-lo e conservá-lo.
A confirmação da Morna como Património Cultural Imaterial da Humanidade ocorreu, ontem, na capital da Colômbia, durante o terceiro dia de trabalhos da reunião do Comité para Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Amanhã a comissão intergovernamental reunida em Bogotá vai analisar a candidatura, apresentada pelo Executivo português, de elevação dos Caretos de Podence a Património da Humanidade.
A junta integra membros dos Governos da Arménia, Áustria, Azerbaijão, Camarões, China, Chipre, Colômbia, Cuba, Djibuti, Filipinas, Guatemala, Jamaica, Japão, Cazaquistão, Kuwait, Líbano, Maurícias, Holanda, Palestina, Polónia, Senegal, Sri Lanka, Togo e Zâmbia.
A Morna junta-se ao Fado, ao Cante Alentejano e ao Reggea como Património da Humanidade.
Comentários
person's website link on your page at suitable place and other person will also do same for you.
adreamoftrains best web
hosting web hosting
Subscreva o RSS dos comentários