O partido no Governo conquistou 19 das 22 Câmaras e Assembleias Municipais, nomeadamente a capital do país. O MpD conquistou mais cinco municípios do que nas eleições autárquicas anteriores.

O PAICV ficou-se por duas, Mosteiros, na ilha do Fogo, e Santa Cruz, na ilha de Santigo.

Face a este resultado, a dirigente do partido colocou já o seu lugar à disposição. Esta força tinha definido como meta a conquista da maioria das câmaras.

O movimento de cidadãos “Basta” venceu na Boavista, fazendo o pleno dos vereadores e conquistando a maioria absoluta na Assembleia Municipal.

A abstenção rondou os 42 por cento.

As eleições para os 22 municípios e 35 freguesias de Cabo Verde realizam-se, ontem, 4 de Setembro.

Apenas o MpD e o PAICV concorreram em todos os municípios

O MpD, no poder, detém 14 das 22 câmaras, nomeadamente as duas maiores, Praia e São Vicente. O PAICV, na oposição, controla as oito restantes.

O partido governamental pretende voltar a vencer as eleições autárquicas em Cabo Verde, tal como aconteceu há quatro anos.

O principal partido da oposição aposta na conquista da maioria das autarquias.

O PAICV apoia, na ilha de Maio, um independente, e candidata três ex-ministros noutros três concelhos. Na Cidade da Praia, Cristina Fontes Lima; no Sal, Démis Lobo Almeida e na Ribeira Grande de Santo Antão, Leonesa Fortes.

No MpD o destaque vai para Óscar Santos, candidato à capital do país. O político ocupa a Presidência daquele município desde a saída de Ulisses Correia, actual Primeiro-Ministro, e líder do partido.

Prevê-se que a “luta” mais renhida seja precisamente entre os candidatos à Cidade da Praia, por se tratarem de duas figuras destacadas dos partidos que representam.

A União Cabo-verdiana Independente e Democrática, terceiro partido parlamentar, concorre na Praia, Maio, Ribeira Grande e Paul de Santo Antão, Sal e São Vicente, onde o seu líder do partido, se candidata pela quarta vez consecutiva.

Os partidos sem assento parlamentar concorrem a uma ou a duas autarquias, ou nem se apresentam às eleições, devido a limitações financeiras. Por exemplo o Partido Social Democrata tem um candidato, no Sal, porque o mesmo paga a sua campanha.  

Mais dois partidos, sem assento parlamentar, concorrem às Eleições Autárquicas. o Partido Popular apresenta-se em dois municípios, Praia e Calheta de São Miguel, enquanto o Partidos do Trabalho compete na Praia.

Há ainda algumas candidaturas independentes.

O actual Presidente da Câmara de São Filipe candidata-se nessa qualidade já que não obteve o apoio do PAICV.

O deputado do MpD, José Luís Santos, avança também sem apoio do seu partido. Numa sondagem realizada por aquela força política, o agora independente foi o escolhido, com 40 por cento das intenções de voto, só que o partido decidiu candidatar o actual Presidente da Câmara.

Há ainda a candidatura independente de um emigrante, em Mosteiros, no Fogo. Pedro Centeio concorre pelo Movimento Avançar Mosteiros Independente.

As últimas eleições autárquicas realizaram-se em julho de 2012.

Este ano os cabo-verdianos já elegeram os seus parlamentares, de que resultou a maioria absoluta do MpD.

Até ao final do ano, haverá novo acto eleitoral, para a Presidência da República.

A data das Eleições Autárquicas foi escolhida pelo Governo para proporcionar “uma maior participação dos eleitores", dado encontrar-se “fora do período de férias” de Agosto.

Por outro lado, o dia 4 de Setembro foi o mais consensual entre os partidos políticos com assento parlamentar e representação autárquica.

O Executivo de Cabo Vede pretende que a participação eleitoral seja grande.

Tweet

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Moçambique joga com a Zâmbia para o CAN´2019

A selecção moçambicana de futebol defronta a sua congénere z...

Moçambique    09 junho 2017

Portugal e Cabo Verde promovem aproximação

Realiza-se hoje e amanhã, dias 9 e 10 de Junho, o Primeiro F...

Cabo Verde    09 junho 2017

Angola defronta o Burkina Faso para o CAN’ 2019

A selecção angolana de futebol joga, amanhã, 10 de Junho, co...

Angola    09 junho 2017

Cabo Verde joga amanhã com o Uganda

A selecção cabo-verdiana de futebol inicia, amanhã, 10 de Ju...

Cabo Verde    09 junho 2017

Exportação de Cacau rendeu menos a São Tomé

As receitas da exportação de cacau caíram no país, no primei...

São Tomé e Príncipe    09 junho 2017