O Jornal da Lusofonia apresenta, neste espaço, curiosidades de uma Língua partilhada por milhões de pessoas espalhadas por tantos países, o português. Oito séculos de história, oito séculos de evolução.

Com mais de 240 milhões de falantes espalhados pelo mundo, a Língua Portuguesa apresenta, inevitavelmente, diferenças. As mais facilmente identificáveis prendem-se com o nome que se dá a um mesmo objecto nos diferentes lugares onde se fala português. É normal lermos por essa internet fora, ou ouvirmos nas telenovelas originárias do Brasil, o termo "celular" para designar um telefone móvel. Este termo faz referência às áreas geográficas (divididas por células) que possuem torres com antenas que transmitem o sinal. No entanto, essa designação varia ao viajarmos pelo mundo lusófono. Em Portugal, diz-se "telemóvel" sendo este nome uma aglutinação, uma junção, entre as palavras "telefone móvel". Já nos PALOP, os Países Africanos de Expressão Portuguesa, varia de país para país. Em Moçambique segue-se, maioritariamente, a tendência de Portugal chamando-lhes telemóveis, em Angola chamam-lhes celulares ou terminais.

Como este, existem inúmeros outros casos de objetos com nomes diferentes ou de palavra, de expressões, com significados distintos nos diferentes países do mundo Lusófono. Continuaremos a falar sobre as diferenças linguísticas do mundo lusófono.

Tweet

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Campanha eleitoral em Timor começa com críticas ao Governo

Já se iniciou o período de propaganda tendo em vista as Elei...

Timor-Leste    10 abril 2018

India vai abrir embaixadas em mais três países da CPLP

O Governo indiano anunciou a abertura de representações, ao ...

Geral    10 abril 2018

Cabo Verde e Mónaco estabelecem acordo de cooperação

O entendimento abrange os sectores do ambiente e turismo. O ...

Cabo Verde    10 abril 2018

Missão da CEDEAO chega amanhã a Bissau

Uma missão da Comunidade Económica dos Estados da África Oci...

Guiné-Bissau    10 abril 2018

Começa Campanha Contra o Sarampo e Rubéola em Moçambique

A vacinação iniciou-se hoje, 9 de Abril, no Norte do país. A...

Moçambique    09 abril 2018