Portugal arrecadou treze medalhas nos 2019 INAS Global Games, para atletas com deficiência a nível intelectual, que terminaram este domingo em Brisbane, na Austrália.

As medalhas de ouro foram conquistadas por equipa em Futsal e basquetebol e, a nível individual por Ana Filipe no salto em altura com uma marca de 1,52m.

No Futsal a equipa lusa conquistou o seus quinto título, em seis edições da competição, ao bater a sua congénere da Arábia Saudita por 10-2. No basquetebol foi também o quinto campeonato vencido, desde 2002. Portugal venceu a equipa da casa  bater na final, por 94-68, e recuperou o título.

 

Carlos Carvalho subiu três vezes ao segundo lugar do pódio. O ciclista arrebatou a medalha de prata nas provas de 3.000m Perseguição, 750m Contrarrelógio de 200m Sprint, na modalidade de Ciclismo de Pista.

Para além do ouro Ana Filipe mais duas medalhas. A Prata nos 100m barreiras, batendo o recorde nacional com 17.24, e no Triplo Salto e o bronze no salto em comprimento, com 5.07m.

Lenine Cunha arrecadou a prata ao triplo salto, com 13.11m, o bronze na prova de Heptatlo com 3371 pontos. 

Inês Fernandes subiu também ao segundo lugar do pódio ao conseguir a segunda melhor marca na na prova do lançamento do martelo.

Na Classificação Coletiva a pequena equipa feminina lusa - constituída por a Ana Filipe, Cláudia Santos e Inês Fernandes foi considerada a terceira melhor em competição. 

 

No total os atletas portugueses levam para casa três medalhas de ouro, sete de Prata e três de Bronze.  

Para além das medalhas houve lugar para outros galardões. Sandro Baessa recebeu o prémio de melhor atleta masculino, a Seleção portuguesa de Basquetebol o prémio de melhor equipa e o antigo Presidente da ANDDI-Portugal, Mário Dias, o "Unsung Hero", prémio de carreira pela dedicação ao Desporto para atletas com Deficiência Intelectual.

 

De Cabo Verde para o mundo

Gracelino Barbosa, atleta paralímpico cabo-verdiano, conquistou a medalha de ouro nos 400m barreiras. Com a marca de 50.55s o jovem do Tarrafal de Santiago impôs um novo recorde mundial, na categoria T20, que pertencia ao iraniano Peymas Bazanjani, desde 2010.

Foi uma competição com feitos importantes para o jovem corredor que tinha já chegado ao terceiro lugar do pódio nas provas de 400m e 110m barreiras.

Gacelino Barbosa tinha já batido um recorde do mundo, mas nos 110 metros barreiras, da referida categoria, no 9º Campeonato do Mundo de Atletismo INAS, na República Checa, em Junho de 2013.

 

(Foto: @anddi.portugal)

 

 

 

 
Tweet

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

CEDEAO quer fim de contenda eleitoral

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, que ...

Guiné-Bissau    12 fevereiro 2020

Novo governo moçambicano toma posse

Tomou posse, dois dias depois da investidura de Filipe Nyusi...

Moçambique    18 janeiro 2020

Filipe Nyusi toma posse para um segundo mandato

Filipe Nyusi tomou posse, esta quarta-feira, para um segundo...

Moçambique    16 janeiro 2020

Umaro Sissoco Embaló eleito Presidente da Guiné-Bissau

O candidato do MADEM ultrapassou Domingos Simões Pereira por...

Guiné-Bissau    01 janeiro 2020

Guineenses votam para Presidente da República

Os eleitores da Guiné-Bissau encolhem entre Domingos Simões ...

Guiné-Bissau    29 dezembro 2019