O regime de Autorização de Residência para Investimento em Portugal é liderado por cidadãos da China, mais de três mil, seguidos dos brasileiros, mas a longa distância, menos de 250. 

Na lista dos Vistos Dourados seguem-se os russos, cerca de 150, os sul-africanos, a rondar os 140, e os libaneses, mais de 70.

Desde a sua criação, em 2012, Portugal passou quatro mil Vistos Dourados. No primeiro ano apenas duas pessoas obtiveram o passe para residir e investir no país, número que contrasta com os mais de mil e quatrocentos atribuídos em 2016. No entanto inferior a 2014, o ano que detém o recorde, com mais de mil e 500 vistos. A seguir, em 2015, registou-se uma baixa, não chegando aos 800. Em 2013 ficou perto de 500.

Este estatuto permite aos cidadãos estrangeiros autorização de residência temporária para investirem em Portugal, sem a necessidade de visto de entrada no país.

Essas pessoas passam também e estar autorizadas a trabalhar em Portugal e circular no espaço Schengen, sem necessidade de visto. Podem ainda solicitar a concessão de Autorização de Residência Permanente nos termos da Lei de Estrangeiros, bem como a nacionalidade portuguesa.

O regime, visando a captação de investimento, permitiu que mais de seis mil e 600 estrangeiros passassem a ter autorização de residência ao abrigo da reunião familiar.

Os Vistos Dourados traduziram-se num investimento, em Portugal, de 2,5 mil milhões de euros, a maioria, 2,3 mil milhões para aquisição de imóveis.

Tweet

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Presidente do Parlamento de Cabo Verde visita São Tomé

Jorge Pedro Maurício é acompanhado por um deputado da oposiç...

Cabo Verde    11 março 2018

Terceira medalha para Portugal no Agadir Grand Prix 2018 de Judo

O judoca luso-georgiano Anri Egutidze conquistou, ontem, a t...

Portugal    11 março 2018

Ataques em Fortaleza fazem sete mortos

Grupos não identificados realizaram três acções armadas no c...

Brasil    10 março 2018

Isabel dos Santos vai abrir site para se defender de acusações

O espaço digital é a forma que encontrou para se defender da...

Angola    10 março 2018

Portugal a um ponto de reconquistar o Rugby Europe Trophy

A Seleção portuguesa de Rugby alcançou, este sábado, a quart...

Portugal    10 março 2018