O temporal caracterizado por forte precipitação e rajadas intensas, está a provocar inundações, deslizamento de terras, queda de árvores e estragos em habitações e outros edifícios.
A chuva intensa levou ao corte de estradas no Centro do país, nomeadamente na região de Baucau. Na segunda cidade do país, algumas vias foram não só engolidas pela água como o pavimento desapareceu literalmente.
A forte pluviosidade destruiu também um dos acessos à ponte Ira Bere, que atravessa a ribeira Irabiri, na fronteira dos municípios de Viqueque e Lautem. Neste município, a circulação na principal ligação à capital do país está condicionada pela água e pela lama, enquanto outras vias se encontram mesmo intransitáveis. O mesmo sucede em Viqueque.
A passagem da tempestade tropical vai continuar a afectar Timor até sexta-feira. Os meteorologistas prevêem a continuação da chuva intensa na costa Sul do país, com um volume de pluviosidades que pode atingir os 300 milímetros mm.
O Leste do país foi declarado em “alerta máximo”. As autoridades de timorenses estimam que a chuva e o vento se intensifiquem nomeadamente nos Municípios de Lautem, Baucau e Viqueque.