Jorge Bom Jesus anunciou que o Governo não encontrou verbas para o pagamento de salários, tendo recorrido a crédito bancário para esse efeito. De acordo com o Chefe do Executivo, este expediente já estava a ser utilizado pelo seu antecessor. O financiamento solicitado, que vai permitir o pagamento do décimo terceiro mês, ascende a quatro milhões de dólares.

O dirigente do MLSTP-PSD divulgou também que as reservas em divisas estão num nível “inquietante”, não chegado para três meses de importações. Para “agravar” a conjuntura nacional, a inflação está a crescer, estimando que pode “pode ultrapassar os sete por cento”.

Para inverter a crise financeira que o país atravessa, o novel Primeiro-Ministro espera o apoio dos parceiros de cooperação, nomeadamente Angola, República Popular da China, União Europeia, Guiné Equatorial e Portugal.

Para apurar a situação real das finanças do país, anunciou o lançamento de concurso público tendente à realização de uma auditoria externa às contas do Estado e das empresas públicas do país.

O Executivo optou por esta solução por a considerar mais credível e abrangente. Jorge Bom Jesus espera que os auditores estrangeiros sejam contratados no prazo de três meses, e que a situação real das finanças do país esteja apurada em Setembro.

A solução não impede a continuação de verificações à contabilidade do país e das empresas do Estado, a nível interno.

Em exercício há pouco mais de uma semana, o Governo está a preparar o seu Programa, que vai assentar, segundo Jorge Bom Jesus, no saneamento das finanças públicas e no estabelecimento de um clima “de maior estabilidade” e segurança para os investidores externos, tecido empresarial interno e banca.

O documento, a entregar, ao Parlamento, atá ao final do mês, contempla também a dignificação da Justiça, a garantia das liberdades individuais, a infraestruturação, tendente ao crescimento económico, a dignificação da população, através de investimento no capital humano e na melhoria dos serviços sociais, bem como a atração de capital estrangeiro directo.

Tweet

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

São Tomé e Príncipe no pódio do desemprego na África Central

O país lusófono ocupa a terceira posição, com 15 por cento d...

São Tomé e Príncipe    12 janeiro 2019

Deputados lusófonos reunidos em Cabo Verde

Trata-se da sétima Assembleia Parlamentar da Comunidade dos ...

Geral    11 janeiro 2019

Sarampo fora de controlo no Brasil

No ano passado, o país registou mais de 10 mil casos. No ent...

Brasil    11 janeiro 2019

Procuradoria de Moçambique responsabiliza várias personalidades pelas dívidas ocultas

Aquela entidade enviou, para o Tribunal Administrativo, o pr...

Moçambique    10 janeiro 2019

Professores põem fim a greve na Guiné-Bissau

Os docentes guineenses encontravam-se paralisados há quatro ...

Guiné-Bissau    10 janeiro 2019