Angola quer transformar a organização logística e de localização dos destinatários de correio. Nesse sentido, estão a ser actualizadas as leis que regerem o sector ao mesmo tempo que se criam os códigos postais. Um anúncio feito, quarta-feira, em Luanda, pelo secretário de Estado das Telecomunicações, Mário Oliveira, no final de um seminário sobre serviços postais.

O executivo tem como objetivo adaptar os Serviços Postais, ou Correios, e os seus serviços à realidade angolana mas utilizando as novas tecnologias que vão tornar o sistema mais eficiente. Até aqui, a entrega de encomendas era feita por georeferência ou contacto telefónico, o país quer aproximar-se daquilo que é já comum no chamado mundo ocidental.

Em Angola existem, actualmente, 11 operadoras legais deste serviço, que representam 900 postos de trabalho directos. Os Serviços Postais estão representados em 57 municípios dos mais de 150 do país. Em 2018 foram entregues 50 mil encomendas, 350 mil cartas e 450 serviços, de acordo com dados oficiais.

O setor, admite o governo, funciona também no mercado paralelo, sem que haja grande noção do que isso representa para a economia do país ainda que se considere que, e por este motivo, a concorrência é desleal. A nova legislação pretende ajudar a combater esta situação.

Apesar das 11 operadoras implantadas de forma legal no mercado, presume-se que o número seja maior, pelo que o director da unidade de negócios Expresso do Correios de Angola, Joaquim Figueiredo, chamou a atenção para a actualização do pacote legislativo e levar o setor para a era digital.

 

(Foto: http://www.correiosdeangola.co.ao)

Tweet

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Identificado novo ser vivo em São Tomé

Trata-se de uma aranha que tem como habitat as grutas do ter...

Timor-Leste    31 janeiro 2019

Congresso da ADI marcado para 30 de Março

Na reunião, o maior partido da oposição de São Tomé e Prínci...

São Tomé e Príncipe    31 janeiro 2019

Empresa britânica aceita indemnizar moçambicanos

A Gemfields e defensores dos direitos humanos acordaram o pa...

Moçambique    30 janeiro 2019

Exportações de Cabo Verde com subida exponencial em 2018

O país vendeu ao estrangeiro mais 44 por cento do que no ano...

Cabo Verde    29 janeiro 2019

Privatizações vão avançar em Angola

O plano do Governo abrange empresas públicas dos sectores da...

Angola    29 janeiro 2019