O documento foi aprovado pela Assembleia Nacional com 155 votos a favor, um contra do PRS e sete abstenções de deputados da CASA-CE, na última quarta-feira. O anterior Código Penal foi desenhado e aprovado em Portugal há 123 anos, durante o período colonial.

O texto, debatido pelo Parlamento, foi alvo de um parecer conjunto de comissões da especialidade pelo que a sua aprovação aconteceu sem grande celeuma. Segundo este relatório há dois pontos chave, em termos de alterações à lei já em vigor. O aumento da pena máxima de prisão de 30 para 35 anos, a abertura de processo criminal contra quem se recusar fazer testes de alcoolemia e a descriminalização do aborto em casos excepcionais.

No caso da interrupção da gravidez ela passa a ser possível em casos particulares: se "constituir o único meio de remover o perigo de morte ou de lesão grave e irreversível para a integridade física ou psíquica da mulher grávida; houver fortes razões para crer que o feto é inviável; ocorrer nas primeiras 10 semanas de gravidez; se mostrar indicada para evitar perigo de mal ou lesão grave e duradoiros para a integridade física ou psíquica da mulher grávida e a interrupção se fizer nas primeiras 16 semanas de gravidez; a gravidez resultar de crime contra a liberdade e autodeterminação sexual e a interrupção se fizer nas primeiras 16 semanas de gravidez; houver fortes razões para prever que o nascituro virá a sofrer de doença grave ou malformação incuráveis e a interrupção se fizer nas primeiras 24 semanas de gravidez", lê-se no anteprojeto submetido à aprovação dos deputados. Em todos os casos é preciso o consentimento da grávida e comprovar os factos.

A orientação sexual dos cidadãos angolanos passa também a não poder ser criminalizada, uma boa nova para a comunidade LGBT - Lésbicas, Gays, Bi e Transexuais - no documento fica claro que a "determinação da medida da pena" nunca pode ser originada "por razões de discriminação racial, nacional, étnica, ideológica, religiosa, sexual ou de orientação sexual, de doença ou deficiência física ou psíquica"

Tweet

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Identificado novo ser vivo em São Tomé

Trata-se de uma aranha que tem como habitat as grutas do ter...

Timor-Leste    31 janeiro 2019

Congresso da ADI marcado para 30 de Março

Na reunião, o maior partido da oposição de São Tomé e Prínci...

São Tomé e Príncipe    31 janeiro 2019

Empresa britânica aceita indemnizar moçambicanos

A Gemfields e defensores dos direitos humanos acordaram o pa...

Moçambique    30 janeiro 2019

Exportações de Cabo Verde com subida exponencial em 2018

O país vendeu ao estrangeiro mais 44 por cento do que no ano...

Cabo Verde    29 janeiro 2019

Privatizações vão avançar em Angola

O plano do Governo abrange empresas públicas dos sectores da...

Angola    29 janeiro 2019