Aquele país lusófono pretende ser membro observador da comunidade dos países de língua francesa. O pedido tem por objectivo estratégico “a inserção de Angola no concerto das Nações”.

O documento foi apresentado pelo Ministro das Relações Exteriores de Angola. No acto de entrega, Manuel Augusto explicou que a solicitação materializa o “desejo expresso publicamente" pelo Presidente angolano.

João Lourenço expressou essa intenção ao Chefe de Estado francês, em Maio do ano passado, durante a sua deslocação a França, a primeira que fez ao estrangeiro como dirigente máximo angolano.

A decisão decorre, segundo o titular da pasta dos negócios estrangeiros, das relações “privilegiadas” que Angola mantém com os países francófonos, em particular com os africanos.

Angola pretende reforçar a integração entre Angola e os países vizinhos que foram outrora colonizados por franceses e belgas.

O Ministro das Relações Exteriores angolano da antiga colónia portuguesa está em França, à frente de uma delegação que integra a titular da pasta da Cultura, bem como o Secretário de Estado do Comércio e funcionários superiores dos Ministérios do Interior, Finanças, Agricultura, Telecomunicações e Ensino Superior.

A missão está a discutir com as autoridades francesas as parcerias comercial, financeira e agrícola, assim como a cooperação bilateral.

 

Tweet

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Angola desiste da Taça COSAFA

A selecção angolana de futebol não vai participar na competi...

Angola    20 maio 2019

Demitidos dois Ministro na Guiné-Bissau

O chefe do Governo guineense exonerou os titulares das pasta...

Guiné-Bissau    17 maio 2019

Milhares de brasileiros protestaram contra o Governo de Bolsonaro

As manifestações decorreram em mais de duas centenas de cida...

Brasil    16 maio 2019

Angola candidata-se à Organização Internacional da Francofonia

Aquele país lusófono pretende ser membro observador da comun...

Angola    16 maio 2019

Universitários brasileiros protestam contra cortes nos financiamentos

À iniciativa de estudantes que frequentam o ensino superior ...

Brasil    15 maio 2019