{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Minha Pátria, minha língua

À iniciativa de estudantes que frequentam o ensino superior público do Brasil, juntam-se professores e funcionários administrativos. Estes anunciaram uma paralisação para o dia de hoje.

Estas iniciativas são a preparação para uma anunciada greve geral nas Universidades brasileiras, se o Governo não recuar nos cortes ao ensino superior e à investigação científica.

O Ministro da Educação vai, esta tarde, ao Congresso, explicar o congelamento de verbas destinadas às Universidades e a programas de pós-graduação.

Antecedendo a intervenção, ao princípio da manhã, alunos cortaram os acessos a escolas, nomeadamente em São Paulo e Fortaleza, enquanto outros dão consultas em Brasília, como forma de protesto.

A União dos Estudantes brasileiros estima que as iniciativas previstas para hoje afectem mais de oitenta instituições universitárias. A população universitária tem previstas manifestações em todas as capitais de Estado.

Os reitores das universidades estaduais de São Paulo e Campinas criticam, em comunicado, os cortes de verba às Universidades e convocam as academias para  debaterem os “problemas da educação e ciência”.

Tweet

Comentar