{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Minha Pátria, minha língua

A Assembleia Nacional de Angola aprovou o Orçamento Geral do Estado Revisto para 2019 mas com os votos contra do principal partido da oposição. O documento passou com 126 votos a favor, do partido no poder, o MPLA, 60 contra, da UNITA e CASA-CE e três abstenções do PRS e FNLA.

Através das redes sociais Adalberto Costa Gomes, líder da bancada parlamentar da União Nacional Para a Independência Total de Angola explicou que a verba inicialmente prevista para o sector social foi reduzida com o orçamento revisto. Isso justificou o voto contra:

"O Governo falta à verdade quando escreve no seu relatório de fundamentação, que “com esta revisão manterá os recursos destinados ao sector social, como contemplado na programação orçamental do OGE de 2019”! O Grupo Parlamentar da UNITA votou contra porque com esta revisão, a verba inicialmente prevista para o sector social reduz 18%, sendo que o inicial já sofria uma redução de 8% em relação a 2018. O Governo prossegue faltando à verdade, quando afirma que “serão priorizadas as áreas da saúde, da educação e do apoio ao desenvolvimento de uma rede de segurança social para os segmentos mais vulneráveis da população”. Como, se a saúde reduziu 22% com a revisão e a educação 5%?", lê-se no referido documento. 

Também a Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral, CASA-CE, votou contra o Orçamento Geral do Estado Revisto para 2019.  formação diz que o documento não prevê "políticas objetivas", que permitam a "verdadeira diversificação da economia nos setores da agricultura e da indústria transformadora".

As únicas formações que se abstiveram foram o Partido da Renovação Social, que tem dois deputados no Parlamento e a Frente Nacional de Libertação de Angola que tem um assento na Assembleia Nacional de Angola.

Tweet

Comentar