O Presidente de Angola extingui o cargo de Ministro de Estado do Desenvolvimento Económico e Social, ocupado até agora, por Manuel Nunes Júnior, tendo criado, em sua substituição, os de Ministros de Estado da Coordenação Económica e Área Social.

Para as novas pastas foram nomeados o titular da pasta anterior e Carolina Cerqueira, que até aqui desempenhava as funções de Ministra da Cultura. O lugar que deixa vago passa ser ocupado por Maria de Jesus, que era Secretária de Estado na mesma área.

Com a alteração, o Chefe de Estado angolano pretende dar ênfase às questões sociais na governação angolana, tendo considerado, na tomada de posse, que as anteriores funções eram muito pesadas para uma só pessoa.

A Ministra de Estado da Área Social elegeu, como prioritárias, os aspectos ligados à saúde, educação, ensino superior, antigos combatentes, promoção e desenvolvimento da mulher, bem como da juventude, desporto, cultura e ambiente.

Carolina Cerqueira defende mais trabalho no resgate dos valores morais, na família e na sociedade, bem como a criação de políticas de incentivo ao crescimento da mulher angolana.

Manuel Nunes Júnior é doutorado em Economia pela Universidade de York, no Reino Unido. Para além de Director da Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto e Presidente do Conselho de Administração da Empresa de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea, foi vice-Ministro das Finanças, em 2003, Ministro de Estado e da Coordenação Económica, em 2010, tendo coordenado a equipa que elaborou os Programas de Governo, de 2009 a 2012.

A posse destes Ministro de Estado, presidida por João Lourenço, decorreu, hoje, em Luanda. Na mesma cerimónia foram investidos os novos embaixadores de Angola na Suíça, Itália, Guiné Conacri e Argentina, respectivamente, Cecília Caldeira da Conceição Rosário, Maria de Fátima Jardim, Maria Cuandina Tchipepa de Carvalho e Fidelino de Jesus Pelinganga.

Com a nova orgânica, o executivo angolano passa a contar com 33 Ministros e 54 Secretários de Estado.

 

Foto: www.governo.gov.ao

Tweet

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Começa hoje o Mundial de Hóquei em Patins

A fase de grupos da prova começa hoje, 6 de Julho, em Barcel...

Geral    06 julho 2019

Portugal em terceiro no Mundial de Hóquei em Patins sub-19

A seleção portuguesa venceu a Itália por quatro bolas a uma...

Portugal    06 julho 2019

Chuva provoca inundações em São Paulo

Ruas e estradas estão intransitáveis naquela região metropol...

Brasil    05 julho 2019

Angola e Guiné Bissau ficam-se pela fase de Grupos da CAN

As duas Selecções lusófonas não lograram passar aos oitavos ...

Geral    04 julho 2019

Portugal consegue 15 medalhas nos Jogos Europeus de Minsk

Portugal termina a sua participação nos II Jogos Europeus, q...

Portugal    30 junho 2019