Este homem da música e da aviação faleceu, aos 76 anos, vítima de doença prolongada.

Eduardo Nascimento marcou, nos anos 60, o panorama musical angolano e português. Nos anos 70, trocou as canções pelos “palcos” da aviação civil.

Nasceu para a música, em Angola, a cantar com os Rokcs, tendo realizado diversos espectáculos naquele território e marcado presença, com o seu conjunto – como ao tempo se denominavam as bandas jovens – nos principais programas radiofónicos de Luanda.

Fruto da notoriedade adquirida em terras angolanas, sobretudo junto dos jovens, Eduardo Nascimento e os Rocks rumam a Portugal, onde se destacam em concursos de Yé-Yé. Em 1966 ganham mesmo a competição realizada no desaparecido Cinema Monumental.

Resultado da dimensão adquirida em terras lusas, Eduardo Nascimento é convidado, por Nuno Nazareth Fernandes e João Magalhães Pereira, para defender a canção que tinham criado no Festival da Canção de 1967. Assim, cantou O Vento Mudou e venceu a competição, superando nomes que marcavam o panorama musical português da época, nomeadamente António Calvário, o Duo Ouro Negro – também com origens angolanas – e Artur Garcia.

Como consequência da conquista, Eduardo Nascimento representa Portugal, nesse ano, no Festival Eurovisão da Canção. O Vento Mudou obteve a posição 12, nesse Festival, realizado em Veneza, entre as 17 canções a concurso.

Não venceu, mas deixou o seu nome na história do certame por ter sido o primeiro homem negro a cantar no mesmo.

O Festival foi ganho por Sandie Shaw, com Puppet on a String, de quem Eduardo Nascimento se tornou amigo. Quando a cantora inglesa se deslocou a Portugal para actuar em Lisboa, no Monumental, e no Porto, no Rivoli, os Rocks – com Eduardo Nascimento – foram a banda convidada para abrir os seus espectáculos.

No início dos anos setenta deixa as digressões, paras se dedicar a uma carreira na aviação comercial, tendo exercido função na Transportadora aérea portuguesa, bem como noutras companhias.

Com Os Rocks, Eduardo Nascimento deixa-nos a sua voz nos discos gravados em 1967 e 1968, para a Decca, com os temas Wish I May, I Put A Spell On You, The Pied Piper e Only One Such As You – o primeiro –; e Don't Blame Me, With Your Hands, Hold My Hand e Something's Gotten Hold Of My Heart – o segundo.

Eduardo Nascimento nasceu em Luanda, a 26 de Junho de 1943 e faleceu, ontem 22 de Novembro, em Lisboa.

Tweet

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Portugal passa à Final do Mundial de Futebol de Praia

A Selecção lusa obteve o passaporte para o jogo de atribuiçã...

Portugal    01 dezembro 2019

Brasil e Angola entram a perder no Mundial de Andebol Feminino

A selecção brasileira perdeu com a Alemanha por 30 a 24, enq...

Geral    30 novembro 2019

Brasil afastado do Mundial de Futebol de Praia

Enquanto os portugueses seguem para a meia-final, os brasile...

Brasil    29 novembro 2019

Portugal eleito melhor destino turístico mundial

É a terceira vez – consecutiva – que o país conquista este g...

Portugal    29 novembro 2019

Órgão eleitoral da Guiné-Bissau confirma segunda volta

Como noticiámos, a partir de informação de fonte não oficial...

Guiné-Bissau    27 novembro 2019