Faleceu, esta sexta-feira, o antigo Presidente da República de Cabo Verde, António Mascarenhas Monteiro. Tinha 72 anos e morreu de doença, na cidade da Praia. 

O Governo de Cabo Verde decretou dois dias de luto nacional. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, no final da reunião do Conselho de Ministros. Ulisses Correia e Silva explicou que o Governo está a articular os detalhes do funeral de Estado, com a família. 

Mascarenhas Monteiro, jurista e magistrado, natural de Santa Catarina de Santiago, foi o primeiro chefe de Estado cabo-verdiano, eleito por voto direto e universal, em fevereiro de 1991, apoiado pelo Movimento para a Democracia (MpD). Seria reeleito, cinco anos depois, sem adversários.

Foram várias as reações à morte de António Mascarenhas Monteiro, entre elas a de Jorge Sampaio, o antigo Presidente português afirmou, à Rádio Cabo Verde:

"Tinha uma grande admiração por ele. Um grande espírito de democrata, com grande capacidade de diálogo. Uma figura que representava, muito bem, as características que são típicas de um cabo-verdiano". 

António Mascarenhas Monteiro recebeu, de Portugal, a 11 de novembro de 1991, o Grande-Colar da Ordem da Liberdade de Portugal e, a 8 de junho de 2000, o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique.

 

 

Tweet

Comentar

Notícias Recentes

Dívida de Cabo Verde passa a estável, por Standard&Poors

A Standard&Poors alterou o rating da dívida pública de C...

Cabo Verde    13 outubro 2016

OMS apela à tributação das bebidas açucaradas

A Organização Mundial de Saúde defende a tributação das bebi...

Geral    11 outubro 2016

Descoberto maior dinossauro brasileiro

Arqueólogos brasileiros apresentaram o maior dinossauro enco...

Brasil    10 outubro 2016

Crise agudiza-se na Guiné-Bissau

A Guiné-Bissau tem dois Primeiros-Ministros e dois Governos...

Guiné-Bissau    09 outubro 2016

Comunidade lusófona congratula-se com vitória de Guterres

A escolha unânime, por parte do Conselho de Segurança das Na...

Geral    06 outubro 2016