A escolha unânime, por parte do Conselho de Segurança das Nações Unidas, de António Guterres para novo Secretário-geral da organização agrada aos países da CPLP.

De Portugal não é preciso falar muito. Os principais partidos políticos congratularam-se com a vitória, alguns aproveitaram para enviar recados, antecipadamente. O governo mostrou-se satisfeito com a indicação, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa também.

Até o selecionador português de futebol falou sobre o assunto. E durante a conferência de imprensa de antevisão do encontro com Andorra, de qualificação para o Mundial2018, Fernando Santos afirmou:

"Todos os portugueses devem ficar orgulhosos. Sou português e, enquanto português, fico orgulhoso quando um compatriota assume um cargo de tanta relevância. Parabéns a ele ».

De São Tomé a reação veio do Primeiro-ministro. Para Patrice Trovoada António Guterres foi escolhido pela sua "competência e capacidade de lidar com os grandes problemas que o mundo enfrenta".

Segundo a Rádio Jovem Bissau, o primeiro-ministro da Guiné-Bissau classificou de "grande vitória" a eleição de António Guterres. À margem do conselho de ministros Baciro Djá, que considera Guterres "um homem sensato, inteligente, equilibrado e que vai conseguir compreender as dinâmicas existentes na nova ordem política internacional", afirmou :

"Era expectável, é uma grande vitória para a comunidade internacional, para Portugal e para os países de língua oficial portuguesa, tratando-se de um cidadão da nossa comunidade".

Baciro Djá, que o novo secretário-geral "possa traduzir na prática as reformas que o sistema das Nações Unidas precisa, já há muito tempo", acrescentou que o governo da Guiné-Bissau "está feliz" "e certamente o povo" também.

Em Timor-Leste, e segundo a agência de notícias local, o ministro timorense dos Negócios Estrangeiros, Hernâni Coelho, congratulou-se pela nomeação de Guterres.

Ainda ontem, na sua página no Facebook, José Maria Neves, ex-Primeiro-ministro de Cabo Verde, país que apoia a candidatura de Guterres desde o primeiro momento, escrevia:

"Desde o primeiro momento, ainda antes do anúncio público, recebi António Guterres em Lisboa, para manifestar-lhe todo o apoio pessoal, do Governo e de Cabo Verde à sua candidatura ao mais elevado Cargo de Secretário Geral das Nações Unidas. Hoje, aqui de novo, para dar-lhe os parabéns pela brilhante vitória e felicitar Portugal por esta histórica realização."

Já hoje o Presidente cabo-verdiano escrevia na sua página na mesma rede social:

"Acabo de falar com o eng. António Guterres. Grande vitória pessoal, em primeiro lugar. Seguramente, motivo de satisfação para os países de língua oficial portuguesa, mas, sobremaneira, razão para que se espere um trabalho profícuo em prol da comunidade dos povos, desejosos de paz, liberdade, bem-estar e justiça." 

Vitória de Guterres pelo meios de comunicação Lusófonos

Os jornais, dos países da Lusofonia não deixaram passar em branco a ocasião. Não apenas os países mas também Macau. O "Hoje Macau" dedica toda a primeira página a Guterres, a quem chama de "O desejado".

Destaque também para o «Jornal de Angola» que ressalvou o agradecimento de Portugal a Angola na eleição. A notícia foi recebida no país quando a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação portuguesa, Teresa Ribeiro, estava reunida, em Luanda, com a sua homóloga angolana, Ângela Bragança. Um agradecimento expresso por Teresa Ribeiro ao país que é membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU.

Já o "Folha de São Paulo", que destacou o feito na primeira página, ressalva o facto desta vitória frustrar "a expetativa de uma mulher assumir pela primeira vez o comando da ONU".

O jornal "O Democrata", da Guiné-Bissau, destaca a alegria das autoridades guineenses, uma reação de "grande júbilo" à indicação de António Guterres.

Tweet

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Brasil com o pior défice da sua história

O Brasil teve, no ano passado, o pior défice primário de sem...

Brasil    02 fevereiro 2017

Novos estudos para barragem na Guiné-Bissau

Não é para já a construção da primeira barragem na Guiné Bis...

Guiné-Bissau    02 fevereiro 2017

Moçambique volta a recorrer ao Clube de Paris

Moçambique terá voltado a recorrer ao Clube de Paris, grupo ...

Moçambique    02 fevereiro 2017

Doença desconhecida preocupa São Tomé

Surgiram em São Tomé e Príncipe cerca de dois mil casos de u...

São Tomé e Príncipe    02 fevereiro 2017

Moçambique e Brasil trocam experiências sobre Educação Profissional

Moçambique e Brasil assinaram um Protocolo de Intenções que ...

Brasil    01 fevereiro 2017