As autoridades moçambicanas colocaram as Províncias de Cabo Delgado e Nampula em alerta vermelho, devido à proximidade do Ciclone Kenneth. A meteorologia moçambicana calcula que a tempestade comece a fazer-se sentir, a partir de amanhã, e durante dois dias. O organismo prevê chuva intensa, vento forte e trovoada com violentas descargas eléctricas.
O Instituto de Gestão das Calamidades de Moçambique espera que o previsto mau tempo não atinja as proporções do Ciclone Idai que provocou centenas de mortos e milhares de desalojados no Centro de Moçambique, em meados do mês passado.
No entanto, indica possíveis inundações nas cidades de Pemba, Nacala-Porto e Nacala-a-velha e a possibilidade de ocorrência de cheias nas bacias do Rovuma, Messalo, Montepuez, Megaruma e Lúrio.
A navegação no Canal de Moçambique poderá também vir a ser afectada pelo aumento da agitação do mar e pela redução da visibilidade devido à chuva.
Nestas circunstâncias, o Centro Operativo de Emergência recomenda a retirada da população das zonas de risco de inundações, bem como o reforço da cobertura das casas e o estacionamento das viaturas em locais protegidos.
A tempestade, resultado de sistema de baixas pressões formado na região norte do Madagáscar, deve atingir também o extremo sul da vizinha Tanzânia.
Foto: Nasa