Moçambique terá voltado a recorrer ao Clube de Paris, grupo internacional de doadores a países endividados. O objetivo é reiniciar negociações que permitam ir no sentido da reestruturação da dívida pública externa do país. Em janeiro Moçambique falhou o pagamento aos credores internacionais, por falta de liquidez. Atualmente, a dívida externa moçambicana atingiu níveis insustentáveis.
O Clube de Paris, criado em 1956, é um grupo de doadores institucional constituído por 22 países: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Países Baixos, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Noruega, Reino Unido, Rússia, Suécia e Suíça. O Brasil é o membro mais recente da organização, formalizou a sua candidatura no final do ano passado.
Trata-se da oitava vez que Moçambique recorre ao Clube de Paris. A primeira aconteceu em 1984. A única dívida que continua ativa a este grupo de credores é a contraída em 2001, isto apesar de, em 2006, Moçambique ter beneficiado de um perdão parcial no valor de mais de mil milhões de euros. Uma ação destinada a ajudar Países Pobres Altamente Endividados. Na altura o país comprometeu-se a utilizar essa verba em áreas prioritárias identificadas na estratégia de redução da pobreza do país. 

Tweet

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Brasil com o pior défice da sua história

O Brasil teve, no ano passado, o pior défice primário de sem...

Brasil    02 fevereiro 2017

Novos estudos para barragem na Guiné-Bissau

Não é para já a construção da primeira barragem na Guiné Bis...

Guiné-Bissau    02 fevereiro 2017

Moçambique volta a recorrer ao Clube de Paris

Moçambique terá voltado a recorrer ao Clube de Paris, grupo ...

Moçambique    02 fevereiro 2017

Doença desconhecida preocupa São Tomé

Surgiram em São Tomé e Príncipe cerca de dois mil casos de u...

São Tomé e Príncipe    02 fevereiro 2017

Moçambique e Brasil trocam experiências sobre Educação Profissional

Moçambique e Brasil assinaram um Protocolo de Intenções que ...

Brasil    01 fevereiro 2017