Chegaram a Angola seis dos 17 navios patrulha encomendados, em 2016, pelo então chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos. Compra feita à empresa Privinvest, dos Emirados Árabes Unidos, e que custou aos cofre do Estado 405 milhões de euros. O contrato, publicado em decreto presidencial em agosto de 22016, prevê ainda a construção de um estaleiro naval, decisão anunciada um mês depois pelo presidente do grupo contratado, que seria uma contrapartida pelo adjudicação do contrato. João Lourenço justificava, na altura, a compra com necessidade de implementar o projeto de Vigilância Marítima da Costa Angolana. O processo chegou a estar parado, por falta de verbas, mas acabou por avançar, já com João Lourenço, no ano passado. 

A Privinvest Shipbuilding Investments LCC, grupo que inclui várias empresas da área da construção naval, está envolvida no escândalo das "dívidas escondidas", desencadeado em abril de 2016 em Moçambique. Na altura o Fundo Monetário Internacional e um grupo de doadores internacionais anunciaram ter descoberto que tinham desaparecido cerca de dois mil milhões de dólares, o que levou ao congelamento dos apoios estrangeiros ao país e a uma auditoria a dívidas que se viria a descobrir tinham sido escondidas, entre 2012 e 2013. Um processo que envolve o antigo ministro das Finanças moçambicano, Manuel Chang, que foi há poucos das detido na África do Sul.  

Na altura da assinatura do contrato, João Lourenço era ministro da Defesa, e num relatório da consultora EXX Africa questionava-se a credibilidade do país pelo facto de estar a fazer um acordo com um empresa envolvida no escândalo moçambicano. A EXX Africa escrevia, no documento, que havia "indícios cada vez maiores de envolvimento, de líderes políticos angolanos, no escândalo moçambicano".

 

(Foto: https://www.privinvest.com/image-gallery/)

 

Tweet

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Presidente moçambicano vai condecorar veteranos da luta pela libertação

Filipe Nyusi anunciou, no sábado, na Praça dos Heróis Moçamb...

Todas as Notícias    03 fevereiro 2019

Museu do Campo de Concentração do Tarrafal recebe 9000 visitas

Foram 22096 as pessoas que visitaram, em 2018, os museus de ...

Cabo Verde    03 fevereiro 2019

Luanda recebe navios encomendados por José Eduardo dos Santos

Chegaram a Angola seis dos 17 navios patrulha encomendados, ...

Angola    02 fevereiro 2019

Cinco partidos da Guiné-Bissau assinam acordo eleitoral

O entendimento, envolvendo PAIGC, PCD, PND, UN e PUN visa, e...

Guiné-Bissau    01 fevereiro 2019

Desastres como os de Mariana e Brumadinho podem repetir-se no Brasil

No país, mais de 700 barragens apresentam risco de ruptura c...

Brasil    01 fevereiro 2019