Nos últimos três anos, a compra desses bens ao estrangeiro atingiu os sete mil e seiscentos milhões de euros. O Governador do Banco de Angola reconhece que a quantia tem um peso “muito grande” na balança de pagamentos e nas reservas internacionais do país. Metade dessas importações foram pagas pelo Estado e tiveram como destino à Cesta Básica.

Neste contexto, José de Lima Massano considera que é necessário mudar a situação. Desta forma, o dirigente coloca-se em linha com as políticas do Governo de redução da dependência externa através da aposta na agricultura.

Nesse sentido, o Banco Central angola lançou um conjunto de normas visando facilitar o crédito ao sector. As novas regras definem uma taxa de juro inferior ou igual sete e meio por cento ao ano, incluindo comissões, e indica que as instituições bancárias angolanas devem afectar, pelo menos dois por cento do activo registado no ano passado, a empréstimos para projectos agro-alimentares.

Com esta medida, o Banco de Angola não só facilitar o crédito ao sector, como também reduzir as importações” e manter as reservas de moeda estrangeira em níveis “confortáveis”.

Aquela entidade estima em 728 milhões de euros o montante do crédito disponível para investimentos na área.

A prioridade vai para a produção de 54 produtos seleccionados pelo executivo no início do ano, privilegiando os produtos do cabaz de alimentos de primeira necessidade destinado aos mais desfavorecidos.

O Governo angolano tem em marcha um programa visando de seis para dezasseis por cento o peso da agricultura no Produto Interno Bruto do país.

Tweet

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

João Lourenço quer reduzir contratação de estrangeiros

Ainda durante a visita de João Lourenço à Rússia, e num enco...

Angola    06 abril 2019

Detido ex-Ministro do anterior Governo de São Tomé

A acção da Polícia Judiciária ocorreu o titular da pasta das...

São Tomé e Príncipe    04 abril 2019

Donativos desviados das populações moçambicanas afectadas pela tempestade

As próprias autoridades moçambicanas admitem a existência de...

Moçambique    03 abril 2019

Trinta por cento dos jovens cabo-verdianos dedicam-se ao ócio

Este grupo etário é o mais afectado pelo desemprego no país...

Cabo Verde    03 abril 2019

Cabo Verde recebe primeiro "Triangle Trail"

Cabo Verde recebe o primeiro "Triangle Trail". O evento real...

Cabo Verde    03 abril 2019