As embaixadas de Angola vão poder emitir cartões de identificação (bilhetes de identidade/cartões de cidadão). Uma ação possível graças a uma parceria estabelecida entre o ministério dos Negócios Estrangeiros, ou das Relações Exteriores, com as tutelas da Justiça, Direitos Humanos e do Interior.
É já em dezembro que arranca este processo de emissão de Bilhetes de Identidade mas também de passaportes e certidões de nascimento dos cidadãos angolanos nascidos no estrangeiro.
"Se os consulados não complicarem vão contribuir muito para que os esforços que estamos a fazer, de atrair investimento e novas parcerias, se concretizem. Ainda temos muitos problemas estruturais e vícios implantados e a função dos novos chefes de missão é serem implacáveis no combate a todas as práticas que possam minar os esforços que estamos a fazer, de apresentar uma nova Angola", afirmou o chefe da Diplomacia angolana, Manuel Augusto, durante a cerimónia de tomada de posse de novos cônsules do país em cidades com o Porto, em Portugal, para onde foi nomeada Isabel de Jesus da Costa Godinho.
De acordo com o ministro, e para que estes novos procedimentos possam ser implementados, estão a ser criadas as condições de trabalho e tecnológicas para responder às necessidades sem constrangimentos de qualquer índole.