Guerra aberta entre Jair Bolsonaro e Emmanuel Macron. O presidente francês quer que a grave crise que se vive na Amazónia seja discutida, este fim de semana, na Cimeira do G7, que decorre em terras gaulesas. Em comunicado a presidência francesa adiantava que, dados os últimos desenvolvimentos, Macron era obrigado a concluir que Bolsonaro lhe mentiu na Cimeira de Osaka ao não respeitar os compromissos ambientais firmados e ao não se empenhar em matéria de biodiversidade.

Em reação a estas palavras o chefe de Estado brasileiro afirmou que o seu homólogo se está a aproveitar da situação para tirar “ganhos políticos”:

"Incêndios florestais existem em todo mundo e isto não pode servir de pretexto para sanções internacionais. O Brasil continuará sendo, como foi até hoje, um país amigo de todos e responsável pela proteção da sua floresta amazónica", afirmou Jair Bolsonaro, num discurso na televisão.

Ontem, o chefe de Estado brasileiro autorizava, por decreto, o recurso às Forças Armadas para “ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais” e no combate a “focos de incêndio”, para o período entre 24 de agosto e 24 de setembro.

França e Irlanda tinham posto em causa o acordo de livre comércio assinado entre a União Europeia e o Mercado Comum do Sul, Mercosul, devido à tragédia na floresta amazónica brasileira.

O país já tinha visto suspenso o apoio da Noruega e da Alemanha, os principais doadores do Fundo Amazónia, pelos mesmos motivos.

Entretanto, os EUA ofereceram-se para apoiar o Brasil no combate os fogos:

"O Presidente Trump também se colocou à disposição para nos ajudar na proteção da Amazónia e no combate às queimadas [incêndios], se assim desejarmos, bem como para trabalharmos juntos por uma política ambiental que respeite a soberania dos países", afirmou o presidente brasileiro.

Já o Primeiro-ministro português, António Costa mostrou-se solidário para com o povo brasileiro acrescentando que aquilo de que o país precisa, neste momento, é de apoio.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou ontem que a Amazónia “deve ser protegida”, dizendo-se “profundamente preocupado” com os incêndios naquela que é uma das “mais importantes fontes de oxigénio e biodiversidade” do mundo.

Na última noite, milhares de pessoas protestaram na cidade de São Paulo contra a crise na Amazónia, provocada pelas queimadas e desflorestação, mas também contra o Governo liderado pelo Presidente Jair Bolsonaro.

O número de incêndios no Brasil aumentou exponencialmente este ano. Só na Amazónia, a maior floresta tropical do mundo, o número de fogos/queimadas quase duplicou.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil a desflorestação neste pulmão do planeta Terra aumentou 278% em julho, em relação ao mesmo período de 2018.

 

(Foto: @GovernodoAmazonas)

Tweet

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

PJ guineense faz nova apreensão de droga

A Polícia Judiciária da Guiné-Bissau apreendeu cerca de 264 ...

Guiné-Bissau    02 setembro 2019

Ouro para Portugal no Europeu de Kickboxing de Cadetes e Juniores

Foram três os atletas portugueses que subiram ao primeiro lu...

Portugal    01 setembro 2019

Ouro e prata para Portugal no Mundial de Judo

Jorge Fonseca conquistou o primeiro título mundial de Judo p...

Portugal    01 setembro 2019

Portugal brilha no Europeu de Boccia em Espanha

Três medalhas para Portugal, uma delas um título europeu, pa...

Portugal    01 setembro 2019

José Mário Vaz recandidata-se à Presidência da Guiné-Bissau

O Presidente da Guiné-Bissau anunciou a sua recandidatura às...

Guiné-Bissau    30 agosto 2019