A deslocação à capital Belga e sede do Parlamento Europeu, resulta da pretensão cabo-verdiana de alargar a parceria com a União Europeia.

Nesse âmbito, Jorge Carlos Fonseca tem encontros marcados com os Presidentes do Parlamento; do Conselho Europeu e da Comissão Europeia. O Chefe de Estado do arquipélago lusófono vai defender a introdução de “novos pilares” na parceria com a comunidade europeia, nomeadamente o investimento e a criação de emprego, a gestão dos oceanos e economia marítima e reformas institucionais.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde apresenta, segunda-feira, a proposta de alargamento da parceria especial que o país mantém há 10 anos com a União Europeia.

No mesmo dia o Chefe de Estado de Cabo-Verde vai falar com o Presidente do Conselho Europeu, depois de intervir no Comité do Grupo de Embaixadores de África, Caraíbas e Pacífico.

Terça-feira desloca-se ao Parlamento Europeu para se reunir com o seu Presidente António Tajano e o Grupo de Amigos de Cabo Verde, de que fazem parte vários eurodeputados portugueses.

No final do dia é recebido pelo Presidente da Comissão Europeia.

A agenda do dia começa com uma audiência com o Rei da Bélgica.

Jorge Carlos Fonseca está optimista quanto à recetividade das instituições europeias relativa às pretensões de Cabo Verde.

A Parceria Especial entre Cabo Verde e a União Europeia, única no continente africano, aprovada em 2007, institucionaliza um diálogo político regular entre as partes. , que começou com a tradicional ajuda pública ao desenvolvimento, logo após a independência do país, em 1975.

A associação é regulada por seis pilares, nomeadamente a boa governação; segurança e estabilidade; integração regional; convergência técnica e normativa; sociedade da informação e do conhecimento; luta contra a pobreza e desenvolvimento.

No âmbito desta deslocação, o Presidente cabo-verdiano vai avistar-se com o Secretário-Geral da OCDE, para analisar as perspectivas de relacionamento do país com a organização.

 

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

CEDEAO quer fim de contenda eleitoral

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, que ...

Guiné-Bissau    12 fevereiro 2020

Novo governo moçambicano toma posse

Tomou posse, dois dias depois da investidura de Filipe Nyusi...

Moçambique    18 janeiro 2020

Filipe Nyusi toma posse para um segundo mandato

Filipe Nyusi tomou posse, esta quarta-feira, para um segundo...

Moçambique    16 janeiro 2020

Umaro Sissoco Embaló eleito Presidente da Guiné-Bissau

O candidato do MADEM ultrapassou Domingos Simões Pereira por...

Guiné-Bissau    01 janeiro 2020

Guineenses votam para Presidente da República

Os eleitores da Guiné-Bissau encolhem entre Domingos Simões ...

Guiné-Bissau    29 dezembro 2019