O Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China deslocou-se a Cabo Verde no último sábado. Wang Yi reuniu-se com vários representantes do governo cabo-verdiano, entre eles o Primeiro-ministro, Ulisses Correia, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, e os detentores das pastas da Administração Interna, Paulo Rocha e da Economia e Emprego, José Gonçalves.  

Para as autoridades de Cabo Verde este encontro tem uma enorme importância para o país:

"O encontro com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China reveste-se de um simbolismo muito forte de reforço e de interesse nas relações entre Cabo Verde e a China", lia-se na página de Facebook do chefe do executivo cabo-verdiano.

O objetivo do governo de Cabo Verde para esta reunião era o de aprofundar "ainda mais" as relações com a China, "explorando os vários mecanismos, mormente bilaterais numa perspetiva de ganhos comuns entre os dois países. Da nossa parte queremos ser um parceiro que se pauta pela coerência, consistência nas Relações Externas e que tenha um papel útil a desempenhar no quadro da nossa integração africana", lê-se na mesma rede social.

No final do encontro o Primeiro-ministro escrevia:

"Tivemos a oportunidade de passar em revista os grandes projetos que estão em curso com o apoio e a cooperação chinesa, nomeadamente o Projeto da Zona Económica Especial de Economia Marítima para São Vicente, o Programa Cidade Segura e Projeto de Habitação Social para requalificação e beneficiação habitacional a favor das famílias mais carenciadas".

A China tem sido um dos principais parceiros dos países africanos de língua portuguesa, Cabo Verde incluído:

"A República Popular da China tem sido um dos mais importantes parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde, tendo em conta número e o impacto das ações de cooperação desenvolvidas. Uma cooperação que tem sido cada vez mais ampla e, gradualmente, vai-se consolidando e ganhando substância, abrangendo quase todas as áreas do desenvolvimento económico e social de Cabo Verde." 

Este domingo Ulisses Correia recebe o Presidente do Gana. 

 

(Foto: @UlissesCorreiaSilva)

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

CEDEAO quer fim de contenda eleitoral

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, que ...

Guiné-Bissau    12 fevereiro 2020

Novo governo moçambicano toma posse

Tomou posse, dois dias depois da investidura de Filipe Nyusi...

Moçambique    18 janeiro 2020

Filipe Nyusi toma posse para um segundo mandato

Filipe Nyusi tomou posse, esta quarta-feira, para um segundo...

Moçambique    16 janeiro 2020

Umaro Sissoco Embaló eleito Presidente da Guiné-Bissau

O candidato do MADEM ultrapassou Domingos Simões Pereira por...

Guiné-Bissau    01 janeiro 2020

Guineenses votam para Presidente da República

Os eleitores da Guiné-Bissau encolhem entre Domingos Simões ...

Guiné-Bissau    29 dezembro 2019