José Mário Vaz propõe a realização de Eleições Legislativas a 10 de Março, depois da organização que medeia o conflito no país ter sugerido o dia 29 de Janeiro. Esta atitude é entendida, por vários sectores guineenses, como de confronto com os parceiros da cooperação guineense e em particular com a Comunidade da África Ocidental.

Para os partidos políticos guineenses, o Chefe de Estado continua as manobras dilatórias para tentar juntar as Legislativas às Presidências previstas para Novembro.

O dirigente reuniu-se, esta manhã, com representantes das forças políticas do país. Tendo colocado a possibilidade da anulação do recenseamento eleitoral e recomeçar tudo, depois da compra de novos equipamentos de registo. Até sugeriu a substituição dos cartões de eleitor por novos elaborados pelo Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento.

Desta forma, o Presidente ultrapassar as suas competências, pondo em causa o Governo de unidade nacional constituído com o objectivo único de organizar o próximo acto eleitoral.

O maior partido político guineense responsabiliza o Presidente do que está a acontecer, nomeadamente das posições assumidas pelo Ministério Público, e reivindica a marcação e a realização das Eleições “já”.

Por seu turno, a sociedade civil guineense acredita que o Presidente não tem muita margem de manobra, já que a comunidade internacional não só está a acompanhar o processo, como é parte integrante do mesmo.

Para os encontros com os partidos políticos, contrariamente ao que tinha acontecido anteriormente, o Chefe de Estado não convidou nem o Primeiro-Ministro nem os responsáveis pelas instâncias eleitorais guineenses.

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

CEDEAO quer fim de contenda eleitoral

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, que ...

Guiné-Bissau    12 fevereiro 2020

Novo governo moçambicano toma posse

Tomou posse, dois dias depois da investidura de Filipe Nyusi...

Moçambique    18 janeiro 2020

Filipe Nyusi toma posse para um segundo mandato

Filipe Nyusi tomou posse, esta quarta-feira, para um segundo...

Moçambique    16 janeiro 2020

Umaro Sissoco Embaló eleito Presidente da Guiné-Bissau

O candidato do MADEM ultrapassou Domingos Simões Pereira por...

Guiné-Bissau    01 janeiro 2020

Guineenses votam para Presidente da República

Os eleitores da Guiné-Bissau encolhem entre Domingos Simões ...

Guiné-Bissau    29 dezembro 2019