A venda rendeu 14 milhões e 500 mil euros. A comercialização foi realizada, por oferta, na plataforma electrónica, www.sodiamsales.com, criada especialmente para o efeito.

Participaram na licitação 31 empresas, da Bélgica, Emirados Árabes Unidos, Índia, Estados Unidos, África do Sul, Israel, China, bem como de Angola, que se registaram previamente para a mesma.

A empresa pública angolana levou a leilão sete pedras que considera “especiais”, pelos seus quilates, de mais de 43 e quase 115, provenientes da Sociedade Mineira do Lulo. Entre as preciosidades destacavam-se duas pedras, a maior - com 23 gramas - e uma rosa, com mais de nove gramas.

Desta forma, a Sodiam começou a aplicar a Política de Comercialização de Diamantes, estabelecida, no ano Passado, pelo Governo angolano.

A venda rende ao Estado angolano mais de um milhão de euros, resultado de cinco por cento de royalties e de 2,5 por cento de imposto industrial.

As autoridades angolanas consideram o leilão um momento histórico que deixa o Governo “deveras satisfeito” não só pelo “resultado obtido”, mas também “pela forma eficiente, profissional e transparente em que assentou todo o processo”.

As empresas vencedoras do concurso são a Arslanian Group DMCC, a Blue Glacier Diamonds, a Kapu Gems, a Shree Ramkrishna Export, a M.B.D. BVDA, bem com o Julius Klein Group.

Até ao final do ano, está prevista a venda de mais diamantes angolanos em cinco ou seis leilões, em plataformas internacionais.

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Carlos Gomes Júnior apresenta candidatura a Presidente da Guiné-Bissau

O antigo Primeiro-Ministro guineense promete lutar, de forma...

Guiné-Bissau    14 agosto 2019

Presidente de Timor solicita constitucionalidade de diplomas aprovados no Parlamento

Em causa está a nova formulação das Leis do Fundo Petrolífer...

Timor-Leste    13 agosto 2019

Alemanha suspende investimentos no Brasil

Na base da decisão está a política ambiental do Governo Bras...

Brasil    12 agosto 2019

Companhia Aérea de Cabo Verde retoma voos domésticos

A empresa vai operar para as ilhas de Santiago e São Vicente...

Cabo Verde    12 agosto 2019

Há 500 anos começava a primeira viagem de circum-navegação

Há 500 anos o português Fernão de Magalhães e o espanhol Seb...

Portugal    10 agosto 2019