A maioria dos deputados deu também o seu assentimento às Grandes Opções do Plano. Os dois documentos foram aprovados sem votos contra. Trinta deputados – do MLSTP, da coligação PCD -UDD-MDFM e do MCI deram o seu assentimento – e 22 – da ADI – abstiveram-se.

Orçamento Geral do Estado prevê uma despesa de 143 milhões de Euros, com três sectores a partilhar, de forma quase equitativa, metade do mesmo. São eles, Educação, Obras Públicas e Saúde. Seguem-se Defesa e Agricultura, com respectivamente,  6,5 e 5,5 por cento.

A receita estimada está próxima dos 130 milhões de euros, metade dos quais resultantes de donativos, pouco mais de quarenta de proveitos internos e a parte restante de financiamentos.

No Parlamento, o Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe reconheceu que o executivo “ficou aquém do cumprimento cabal do Orçamento do ano corrente, não obstante, como defendeu, o muito trabalho desenvolvido, sobretudo – segundo disse – pela necessidade de iniciativas “à bombeiro, para apagar fogos herdados”, bem como recuperar informações  “importantes “ sobre “projetos de estado ocultados, lidar com novos desafios, mormente a compra de combustível fora do mercado angolano e lançar as bases para o arranque e implementação de projectos estruturantes, previstos no Orçamento agora aprovado.

No rol dessas obras estratégicas encontram-se, entre outras, o Porto de águas profundas, a pista do Aeroporto, a Estrada número 1 e a transição energética através de energia limpa.

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Guineenses votam para Presidente da República

Os eleitores da Guiné-Bissau encolhem entre Domingos Simões ...

Guiné-Bissau    29 dezembro 2019

Autoridades portuguesas desmantelam rede de imigração ilegal

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras desarticulou um grupo...

Portugal    22 dezembro 2019

Pesticidas fatais para abelhas predominantes em fruta e hortaliças do Brasil

A Agência de Vigilância Sanitária verificou que mais de meta...

Brasil    21 dezembro 2019

Estado angolano procura resgatar milhões de euros

A verba – estimada em perto de seis mil milhões de euros – f...

Angola    20 dezembro 2019

Parlamentares recusam participar na contenção da despesa pública de Timor

A maioria dos deputados rejeitou a proposta, feita pelo Gove...

Todas as Notícias    15 dezembro 2019