Foram batidos os máximos anteriores. Mais de três milhões de pessoas desfilaram nas Avenida Paulista e da Consolação, domingo. Esta é a primeira Parada LGBT depois da tomada de posse de Jair Bolsonaro, um Presidente manifestamente homofóbico. Daí que a maior manifestação mundial de orgulho gay tenha sido, este ano, ainda maior.

O Presidente do Brasil e o seu Governo foram os alvos de todas as críticas, quer nas intervenções políticas quer através de faixas e cartazes com o rosto de Bolsonaro e a frase – ele não, ou autocolantes com a inscrição – LGBTs Contra Bolsonaro, ou palavras de ordem, como – preconceito tem cura –  ironizando o facto de os evangélicos, apoiantes do Chefe de Estado,  considerarem que a homossexualidade ou o lesbianismo são uma doença e que tem cura, em alguns casos espiritual.

Ouvidos pelos muitos repórteres que acompanharam o desfile, os manifestantes também não pouparam o bolsonarismo.

No entanto, o evento foi, sobretudo, uma manifestação de música e dança, colorida pelas bandeiras arco-iris, bem como pelos trajes cintilantes e fantásticos.

O tema do desfile foi os – 50 Anos de Stonewall: Nossas conquistas, nosso orgulho de ser LGBT. Uma homenagem aos protestos ocorridos na cidade de Nova Iorque, em 1969, depois de acções violentas de agentes da Polícia contra frequentadores de um bar gay.

Não obstante o Supremo Tribunal Federal ter considerado a homofobia um crime, os gays, lésbicas, bissexuais e transgéneros vivem um clima de medo, depois da tomada de posse de Jair Bolsonaro.

O Brasil detém o recorde de assassinatos de pessoas LGBT. Este ano já foram assassinadas, no país, 126 pessoas devido às suas tendências sexuais.

Tweet

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Chuva provoca inundações em São Paulo

Ruas e estradas estão intransitáveis naquela região metropol...

Brasil    05 julho 2019

Angola e Guiné Bissau ficam-se pela fase de Grupos da CAN

As duas Selecções lusófonas não lograram passar aos oitavos ...

Geral    04 julho 2019

Portugal consegue 15 medalhas nos Jogos Europeus de Minsk

Portugal termina a sua participação nos II Jogos Europeus, q...

Portugal    30 junho 2019

CEDEAO debate crise na Guiné-Bissau em Abuja

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental reúne...

Guiné-Bissau    29 junho 2019

Termina amanhã em Cascais a terceira Cimeira do Vinho

Especialista do universo do vinho desfilaram no Centro de Co...

Portugal    27 junho 2019