Durante três dias, especialista nacionais e estrangeiros vão debater o universo do vinho, transformando Portugal no centro mundial do produto.
O evento reúne editores de revistas de vinhos, críticos, enólogos, vitivinicultores e dirigentes de grandes empresas do sector.
São dezassete os oradores convidados para esta realização, também denominada MUST-Fermenting Ideas. Entre eles estão Eric Asimov crítico principal de vinhos no icónico The New York Times e Lisa Perrotti-Brown, editora executiva da revista Robert Parker Wine Advocate, uma bíblia na pontuação de vinhos.
Na edição deste ano estão em análise e debate temas como os principais mercados mundiais, tendências e comércio electrónico de vinhos, as novas tecnologias e o universo do vinho, a importância das pontuações, as armadilhas da enologia moderna, o enoturismo, bem como a crise climática e o seu impacto na vinha europeia, ou as questões de género, dado o sector ser dominado por homens.
Esta cimeira do vinho não é só uma iniciativa de partilha de conhecimentos, mas também um local para a realização de negócios, por juntar produtores e importadores.
O programa do certame, organizado pela equipa do jornalista Paulo Salvador e do crítico Rui Falcão, contempla também provas de vinhos, como culminar de cada dia de trabalhos.
A iniciativa, surgida em 2017, conta com o apoio da Câmara de Cascais.