Nos últimos três anos, a compra desses bens ao estrangeiro atingiu os sete mil e seiscentos milhões de euros. O Governador do Banco de Angola reconhece que a quantia tem um peso “muito grande” na balança de pagamentos e nas reservas internacionais do país. Metade dessas importações foram pagas pelo Estado e tiveram como destino à Cesta Básica.

Neste contexto, José de Lima Massano considera que é necessário mudar a situação. Desta forma, o dirigente coloca-se em linha com as políticas do Governo de redução da dependência externa através da aposta na agricultura.

Nesse sentido, o Banco Central angola lançou um conjunto de normas visando facilitar o crédito ao sector. As novas regras definem uma taxa de juro inferior ou igual sete e meio por cento ao ano, incluindo comissões, e indica que as instituições bancárias angolanas devem afectar, pelo menos dois por cento do activo registado no ano passado, a empréstimos para projectos agro-alimentares.

Com esta medida, o Banco de Angola não só facilitar o crédito ao sector, como também reduzir as importações” e manter as reservas de moeda estrangeira em níveis “confortáveis”.

Aquela entidade estima em 728 milhões de euros o montante do crédito disponível para investimentos na área.

A prioridade vai para a produção de 54 produtos seleccionados pelo executivo no início do ano, privilegiando os produtos do cabaz de alimentos de primeira necessidade destinado aos mais desfavorecidos.

O Governo angolano tem em marcha um programa visando de seis para dezasseis por cento o peso da agricultura no Produto Interno Bruto do país.

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Brasil vence Taça América

A seleção canarinha ganhou ao Peru, por três bolas a uma, na...

Brasil    08 julho 2019

Equipas lusófonas entram a perder nos Mundiais de Hóquei em Patins

Angola, em masculinos, e Portugal, em femininos, não lograra...

Geral    07 julho 2019

Centro Cultural Cabo Verde nasce em Lisboa

Foi inaugurado o Centro Cultural Cabo Verde, um pólo de prom...

Cabo Verde    07 julho 2019

Português Tiago Ferreira é campeão da Europa de Maratona BTT

Tiago Ferreira venceu o campeonato da Europa de Maratona BTT...

Portugal    07 julho 2019

Começa hoje o Mundial de Hóquei em Patins

A fase de grupos da prova começa hoje, 6 de Julho, em Barcel...

Geral    06 julho 2019