Militares armados invadiram, na última noite, o restaurante onde decorria o lançamento da nova coligação da oposição "Juntos Podemos", em Malabo, a capital da Guiné Equatorial. 

Em comunicado o partido Convergência para a Democracia Social (CPDS) explica que dois jornalista presentes, um deles seria da agência France Press, que estaria a fazer a cobertura da apresentação, foram "repreendidos" e os "cartões de memória das suas câmaras foram removidos", adianta o documento.

Os meios de comunicação locais falam em detenções, entre elas a dos dois jornalistas, mas a informação não está confirmada. Relatam ainda a apreensão de, pelo menos, um telemóvel, de um participante no evento.

A coligação eleitoral, para as próximas Autárquicas e Legislativas, é composta pelos partidos CPDS, União de Centro Direita (UCD) e apoiada por outros grupos políticos e dissidentes.

O CPDS adianta ainda, mas na sua página do Facebook, que o evento tinha já terminado:

"Foi apresentada hoje a Coligação Eleitoral JUNTOS PODEMOS, acto que aconteceu no restaurante 4 Ases, em Malabo. A polícia irrompeu para parar um ato que já tinha sido concluído com êxito. O regime sente-se encurralado, acentuando mesmo, se assim se pode dizer, a sua irracionalidade".

A Guiné Equatorial é independente, de Espanha, desde 1968. Considerado um dos países mais repressivos do mundo, pelas constantes detenções e tortura, de dissidentes, o país é governado, desde o golpe de Estado de 1979, pelo presidente Teodoro Obiang Nguema. Apesar da situação difícil, em termos sociais e Direitos Humanos, a Guiné Equatorial é um importante produtor de petróleo.  

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Presidente de Timor solicita constitucionalidade de diplomas aprovados no Parlamento

Em causa está a nova formulação das Leis do Fundo Petrolífer...

Timor-Leste    13 agosto 2019

Alemanha suspende investimentos no Brasil

Na base da decisão está a política ambiental do Governo Bras...

Brasil    12 agosto 2019

Há 500 anos começava a primeira viagem de circum-navegação

Há 500 anos o português Fernão de Magalhães e o espanhol Seb...

Portugal    10 agosto 2019

Angola e Cabo Verde acordam fim da dupla tributação

Os governos de Angola e Cabo Verde assinaram, quinta-feira e...

Geral    09 agosto 2019

Umaro Sissoco Embaló é candidato às Presidenciais

O MADEM-G15, Movimento para a Alternância Democrata – G15, r...

Guiné-Bissau    09 agosto 2019