O chefe de Estado chinês chegou, esta terça-feira, a Lisboa. Xi Jinping estará em Portugal durante dois. É a sua primeira deslocação ao país. Dois aviões transportaram a comitiva chinesa até terras lusas. A China pagou dois milhões de euros para fechar o Hotel Ritz. Vai deslocar-se em limusinas blindadas, que o próprio Presidente chinês trouxe, e que obrigaram a que o portão da garagem do hotel de cinco estrelas lisboeta fosse alargada. Situação idêntica no aeroporto Humberto Delgado, o portão da saída de emergência teve também de ser alargado, os custos ficaram a cargo de Pequim. A circulação de carros e de pessoas estará condicionada nas imediações do referido hotel, localizado não muito longe do Marquês do Pombal.

Durante a sua estadia Xi Jinping será recebido pelas três primeiras figuras do Estado português, Presidente da República e da Assembleia da República e Primeiro-ministro. Esta tarde colocou uma coroa de flores no túmulo do escritor português Luís de Camões, no mosteiro dos Jerónimos. Deslocou-se depois para o Palácio de Belém, onde assina o Livro de Honra da Presidência da República e reúne com Marcelo Rebelo de Sousa. À noite decorre um jantar oficial oferecido pelo chefe de Estado português, no Palácio da Ajuda.

Quarta-feira, o Presidente chinês e a sua delegação são recebidos, com honras militares, na Assembleia da República pelo Presidente do Parlamento, Eduardo Ferro Rodrigues. Ainda amanhã, último dia da deslocação, é recebido, no Palácio Nacional de Queluz, pelo Primeiro-ministro português, António Costa. Um encontro bilateral, centrado na política e economia. 

A deslocação acontece a pouco menos de um mês do início das comemorações do Ano da China em Portugal e do Ano de Portugal na China, que acontece em 2019, e que pretende marcar os 40 anos de relações diplomáticas entre os dois países. A última, e primeira, visita oficial de um chefe de Estado chinês a Portugal tinha acontecido em outubro de 2010.  

 

(Foto: http://www.kremlin.ru)

 

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Pódios para surfistas brasileiros e portuguesa invisuais na Califórnia

Tem apenas 13 anos, chama-se Marta Jordão Paços e conquistou...

Geral    17 dezembro 2018

CPLP não pode ser vista como uma "comunidade de românticos"

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP, tem de a...

Angola    17 dezembro 2018

São Vicente quer TACV a voar para a Ilha

Mais de mil pessoas marcharam, no Mindelo, pela reposição do...

Cabo Verde    17 dezembro 2018

Secretário-geral da OPEP visita Angola

A deslocação, de dois dias, contempla reuniões com o Preside...

Angola    17 dezembro 2018

UNITA exige mais no combate à corrupção em Angola

Para o principal partido da oposição o que o Presidente ango...

Angola    16 dezembro 2018