O chefe de Estado chinês chegou, esta terça-feira, a Lisboa. Xi Jinping estará em Portugal durante dois. É a sua primeira deslocação ao país. Dois aviões transportaram a comitiva chinesa até terras lusas. A China pagou dois milhões de euros para fechar o Hotel Ritz. Vai deslocar-se em limusinas blindadas, que o próprio Presidente chinês trouxe, e que obrigaram a que o portão da garagem do hotel de cinco estrelas lisboeta fosse alargada. Situação idêntica no aeroporto Humberto Delgado, o portão da saída de emergência teve também de ser alargado, os custos ficaram a cargo de Pequim. A circulação de carros e de pessoas estará condicionada nas imediações do referido hotel, localizado não muito longe do Marquês do Pombal.

Durante a sua estadia Xi Jinping será recebido pelas três primeiras figuras do Estado português, Presidente da República e da Assembleia da República e Primeiro-ministro. Esta tarde colocou uma coroa de flores no túmulo do escritor português Luís de Camões, no mosteiro dos Jerónimos. Deslocou-se depois para o Palácio de Belém, onde assina o Livro de Honra da Presidência da República e reúne com Marcelo Rebelo de Sousa. À noite decorre um jantar oficial oferecido pelo chefe de Estado português, no Palácio da Ajuda.

Quarta-feira, o Presidente chinês e a sua delegação são recebidos, com honras militares, na Assembleia da República pelo Presidente do Parlamento, Eduardo Ferro Rodrigues. Ainda amanhã, último dia da deslocação, é recebido, no Palácio Nacional de Queluz, pelo Primeiro-ministro português, António Costa. Um encontro bilateral, centrado na política e economia. 

A deslocação acontece a pouco menos de um mês do início das comemorações do Ano da China em Portugal e do Ano de Portugal na China, que acontece em 2019, e que pretende marcar os 40 anos de relações diplomáticas entre os dois países. A última, e primeira, visita oficial de um chefe de Estado chinês a Portugal tinha acontecido em outubro de 2010.  

 

(Foto: http://www.kremlin.ru)

 

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Cabo Verde primeiro país africano a aderir à descarbonização dos transportes

A cerimónia de adesão à referida Aliança decorreu hoje, 24 d...

Cabo Verde    24 abril 2019

Tribunal reduz pena a Lula da Silva

O Superior Tribunal de Justiça do Brasil decidiu passar de 1...

Brasil    24 abril 2019

Aprovada proposta de lei para criação de autarquias em Angola

Foi aprovada, pelo Parlamento angolano, na generalidade, a p...

Angola    23 abril 2019

Presidente de Moçambique na China

Filipe Nyusi está, em Pequim, para participar no segundo Fór...

Moçambique    22 abril 2019

Países lusófonos entre a boa e a difícil situação no que toca a liberdade de imprensa

Portugal subiu dois lugares na classificação dos Repórteres ...

Geral    22 abril 2019