Foi há 26 anos que Timor-Leste viveu aquele que pode ser considerado o momento mais trágico da sua história. Mais de um quarto de século depois, os jovens timorenses saíram à rua e o Presidente do país homenageou a juventude, uma parte dela assassinada às mãos do exército indonésio no fatídico dia 12 de novembro de 1991, a quem chamou de "jovens de coragem".

Durante o seu discurso, Francisco Guterres, falou na importância de promover a educação dos jovens timorenses de hoje, da importância de se ter "jovens preparados" para desenvolver o país em setores como o da agricultura e o do turismo. Preparação essa que pode ser feita através do investimento na formação profissional.

O chefe de Estado aproveitou ainda, e no âmbito do seu discurso direcionado à juventude, para falar da importância da estabilidade política, para que se crie um ambiente, também ele estável, na ilha.

A ocupação indonésia de Timor-Leste, posterior à partida de Portugal do território, resultou em 15 anos de dor para o povo timorense que teria o seu culminar no dia 12 de novembro de 1991. Os timorenses lutavam, desde sempre, pelo regresso à independência, da qual tiveram apenas um vislumbre. Longos e duros anos de luta de guerrilha enquanto a Indonésia pratica uma política de genocídio e de um também longo massacre dos timorenses.

O massacre de Santa Cruz acabaria por traçar o caminho para o retorno à independência, pela sua mediatização. Um grupo de manifestantes, que homenageavam um estudante morto pela repressão no cemitério de Santa Cruz, em Díli, era abatido pelo exército indonésio. Cerca de 270 pessoas morreram no local, outras foram mortos nos dias seguintes, "caçados" pelo exército da Indonésia. O massacre seria filmado pelo repórter de imagem britânico Max Stahl, que mostraria ao mundo aquilo que este não queria ver.

 

(Fotos: @Presidência da República Democrática de Timor-Leste)

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Brasil vence Taça América

A seleção canarinha ganhou ao Peru, por três bolas a uma, na...

Brasil    08 julho 2019

Equipas lusófonas entram a perder nos Mundiais de Hóquei em Patins

Angola, em masculinos, e Portugal, em femininos, não lograra...

Geral    07 julho 2019

Centro Cultural Cabo Verde nasce em Lisboa

Foi inaugurado o Centro Cultural Cabo Verde, um pólo de prom...

Cabo Verde    07 julho 2019

Português Tiago Ferreira é campeão da Europa de Maratona BTT

Tiago Ferreira venceu o campeonato da Europa de Maratona BTT...

Portugal    07 julho 2019

Começa hoje o Mundial de Hóquei em Patins

A fase de grupos da prova começa hoje, 6 de Julho, em Barcel...

Geral    06 julho 2019